Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Alguns admitem que derive de Shad cuja significação é “seio” (cf gn 49.25; Sl 22:9; Ct 1:13, 4: 5 e 7:3,7,8); neste caso, Shaddai implicaria na idéia de sustentador, aquele que é capaz de satisfazer. Outros admitem que a palavra deriva de uma raiz cuja significação é “cumular benefícios”, sugerindo assim, que Deus é o amigo e o Benfeitor dos pastores, e dos patriarcas. Outros, ainda, atribuem a Shaddai a significação de “Deus, o Deus das Montanhas” Encontramos em notas de Rt 1.21 O todo-poderoso. Heb, shaddai, 48 vezes no AT ( 31 vezes no livro de Jó). Há mais uma dúzia de opiniões eruditas sobre seu significado, todas ela baseadas numa possível etimologia de shaddai (cf Gn 17.1n). Do emprego desta palavra não se pode tirar uma conclusão definitiva. De passagens como Sl 68.14; 91.1; Is 13.6; Êx 1.24, etc., admite-se a conclusão que a maior ênfase está sobre a idéia do poder de Deus. A tradução ‘Todo-poderoso” vem da Septuaginta, e deve ser bem fundamentada.
17.5 Abrão significa “Pai exaltado”; Abraão significa “Pai de uma multidão”.
17.7 Para ser o teu Deus. Aqui vemos, em síntese, a essência da aliança que Deus fez com Abraão e sua descendência. Essa essência é pessoal, comparável com a nova relação que o crente tem com Deus, depois de aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal (cf Jo 1.12).
17.10 A circuncisão era um rito exterior, um sinal na carne, a ser posto em todos os descendentes masculinos de Abraão, a fim de ficar como memorial da aliança que Deus, assim estabelecia com Seu povo. Poderia significar, também, o reconhecimento da falta de mérito próprio por parte do homem, para que depois toda confiança em Deus. Posteriormente, o sinal veio a dar ocasião ao orgulho, como se aquilo fosse justo motivo para que o homem reclamasse favores especiais de Céus (NCB, p 100). A circuncisão foi largamente praticada no Médio Oriente da antigüidade. O que era notável na aliança é seu novo significado. Em vez de marcar a chegada da virilidade quando o jovem se torna homem (como entre os árabes modernos), a circuncisão é um sinal de uma relação nova com Deus, cheia de privilégios e responsabilidades. Significava um compromisso tanto com o povo de Deus, como para com Deus mesmo (14; cf Jr 4.4). Simbolizava o afastamento dos costumes pagãos (Jr 5.9) e a vontade egoísta de (Dt 10.16; cf Cl 2.11,12). É de se notar que a aliança estava aberta para os gentios (12b, 13), mas somente enquanto eles se integrarem na comunidade (cf Ex 12.45).
17.15. Sarai significa “minha princesa”; Sara significa “Princesa”. Tal mudança de nome servia para que se fizesse mais explicita a promessa de que p descendente viria através de Sara e não de outra qualquer, como Abraão havia sugerido no v.17 (f Hb 11:11,12).
17.19. Isaque significa riso, visto como, tanto Abraão, como Sara, riram-se admitindo que se tratava de uma promessa irrealizável. Por ocasião do nascimento de Isaque, porém, eles riram-se por motivo diferente (21.6). A “aliança perpétua” se refere diretamente à primeira vinda de Cristo que é o verdadeiro Isaque (Gn 3:16).
17:23. Abraão aceitou imediatamente a aliança de Deus, inclusive o respectivo sinal da circuncisão. Embora os descendentes de Ismael não pertençam à linhagem 29

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