Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

de culpar, literalmente, “os deuses (ou Deus) que me causaram andar errante...” (13). Até parece um homem do mundo falando com outro.
20: 16 Perante todos estás justificada. Trata-se de uma vindicação de Sara, tirando-lhe a culpa e encerrando o caso diante de homens e deuses.
20:17 Orando Abraão. Ainda que Abraão, por falta de fé na providência de Deus e na sua proteção, tenha transgredido, ele é restaurado a comunhão. Quando ele ora, Deus responde. Assim também acontece com todo crente verdadeiro que confessa seu pecado e volta-se para a comunhão com Deus (cf 1 Jo 1.9-22).
__________________________________________________________________

Texto áurio: Tendo-se acabado a água do odre colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está (Gênesis 2: 15-17).

Leia Gênesis 21: 1-21.

A promessa de Deus é cumprida. “No tempo determinado” nasce Isaque.
Ele é uma figura de Cristo em Seu caráter de Filho e herdeiro (Hebreus 1:2). Depois do riso de incredulidade de Abraão (17: 17) e de Sara (18: 12), temos o riso de alegria e gratidão de Sara. Ela até dá ao filho o nome Isaque, que significa riso (vv.3,6). Mas logo vem o riso caçoador de Ismael (v.9). ele é uma figura do homem “segundo a carne”, que nada pode compreender dos conselhos de Deus que se cumpriram em Cristo. Ismael, o filho da serva, é uma figura do homem sob o domínio da lei. Este não tem nenhum direto, quer à promessa, quer à herança.
O proceder de Sara parece duro: e pareceu “mui penoso aos olhos de Abraão”. Mas Deus aprova essa atitude, porque quer demonstrar nesta figura que a herança pertence somente a Cristo e que o homem, mediante suas obras, não tem parte alguma nela. Conforme explica a epistola aos Gálatas: os crentes são “filhos da promessa”. Tendo recebido a adoção, já não são mais escravos, mas filhos; e, como tais herdeiros (Gálatas 4:6-7, 28).
Ainda assim a graça se ocupa com Agar e seu filho. Quando a se acabado a água dom odre, a qual simboliza os recursos hum,anos, Agar experimenta mais uma vez a libertação do Deus vivo, que já havia Se revelado a ela no capítulo 16. Ele é Aquele que até mesmo ouve a voz de uma criança (v. 17).

COMENTÁRIOS

21: 1 Este é um maravilhoso comentário a respeito da natureza de Deus que exulta em realizar aquilo que aos homens parece impossível, cumprindo sua promessa feita aos que crêem em sua palavras (cf Gn 17: 15-16).

36

0 Comments:

Post a Comment

<< Home