Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

mal seja julgado na sua origem e confessado. Tratava-se aqui de uma meia-verdade (vv 12-13). É ao mesmo tempo grave e instrutivo observarmos um homem privilegiado, que desfruta de tão intima comunhão com Deus, perder a consciência de seu relacionamento e fracassar no testemunho. Ouçamos as tristes palavras de diz a Abimeleque: “Deus me fez andar errante da casa de meu pai” (. 13). Que linguagem pobre para um crente! Seria isto tudo o que ele tinha a dizer sobre o chamado que recebeu do “Deus da glória” para seguir à cidade celestial? Infelizmente muitas vezes nos assemelhamos a ele! Quando um cristão convive freqüentemente com pessoas mundanas, passa a falar como elas. Mas mesmo durante o período em que Deus está aplicando uma lição importante a Seu povo, Ele continua a zelar ternamente por ele. “A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos”
(Salmo 105:14-15). O Senhor vela pela dignidade de Abraão, Seu representante, o profeta que fala em Seu nome (v.7) e o intercessor cujas orações Ele responde (v.17).


COMENTÁRIOS

20: 1 Ninguém se refere a parte meridional da Palestina( a palavra quer dizer: “terra do sul”), que e deserta em sua maior parte. Ainda hoje é chamada Negueb ou Negev. Gerar ficava a cerca de 10Km ao sul de Gaza, na fronteira da Filístia.
20: 2 Como em Gn 12.12., Abraão consente em proferir uma meia verdade para proteger sua vida e prosperidade. O relato bíblico do deslizes de tão extraordinária personalidade como era Abraão, é indício seguro da inspiração divina. Seria despropositado admitir-se que um judeu incluísse o registro dos pecados do grande pai da pátria, se só tivesse por objetivo o escrever a história.
20: 6 Esta é uma nota muito instrutiva a respeito do pecado que é, precipuamente, contra Deus e só secundariamente contra a pessoa envolvida Esta verdade foi de muito auxílio a José na hora da tentação (39.9). É, também, o fato decisivo entrevisto na confissão feita por Davi depois de cometer adultério e assassinato (2 Sm 12.13).
20: 7 O termo “profeta” aparece aqui, usado pela primeira vez na Bíblia. Sua significação é “porta-voz de Deus”, denotando a relação especial mantida entre Abraão e Deus que lhe revelava sua vontade e sua mensagem de modo direto.
20: 8 Por vezes, quando um filho de Deus se obstina em pecar, Deus o leva a uma condição de opróbrio mediante a revelação pública de seus erros. Que vergonha aquela, para Abraão, verificar que Abimeleque se demonstrava mais “Temente a Deus” do que ele!
20: 11-13 A confissão de Abraão do seu pecado revela vários aspectos perenes na falibilidade humana, com respeito aos fatos (11), valores (12, note a casuística) e motivos (13 note a covardia). A falta de absoluta sinceridade e motivos (13, note a covardia). A falta de absoluta sinceridade se mostra no esforço por parte de Abraão
35

0 Comments:

Post a Comment

<< Home