Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

COMENTÁRIOS

19:1 Ló arrola-se entre os homens cujas vidas estão relatadas na Bíblia para prevenir-nos de que um bom começo necessariamente não é nenhum a garantia quanto a um bom fim. Observem-se os casos de Balaão, Saul e Salomão. Ló contava com as mesmas vantagens de Abraão, mas, parece que as riquezas deste mundo lhe erram de maior valor do que o “país celestial”, aquele cujo artífice e construtor é Deus (Hb 11.16).
19:8 As leis da hospitalidade exigiam que os hospedes estivessem a salvo enquanto permanecessem sob o teto de Ló. Os mesmos costumes vigoram ainda no Oriente Médio. Embora o estar assentado à porta da cidade (cf v 1) denote a importância em que era tido, pois que a porta era como o “Paço da Cidade” onde os negócios oficiais eram levados a efeito, onde se preparavam os documentos, celebravam-se casamentos e a justiça se pronunciava (cf Rt 4. 1-2). O fato é que tudo indica que Ló não impunha suficiente respeito, no sentido de dissuadir os sodomitas a propósito da pecaminosidade que revelavam.
19:10 Tais homens eram, na verdade, anjos que, pela aparência, não se distinguiam, prontamente, dos homens.
19:14 Um dos resultados da negligência de Ló verifica-se nos noivos inconvenientes de suas filhas. A dureza de coração dos genros de Ló está bem clara no fato de não terem feito nenhum caso das exortações que lhes fizera. Transparece aqui a probabilidade de que Ló tivesse vivido por muito tempo como qualquer deles, de modo que sua mensagem lhes era inútil.


Texto áurio: Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará (Lucas 17: 32-33).

Leia Gênesis 19: 15-29.

O livramento de Ló é a resposta à oração de Abraão no capítulo anterior. Abraão tinha crido que, para salvar seu sobrinho, era necessário que Sodoma fosse poupada da destruição. Mas Deus nem sempre responde do modo que nós pensamos que faria. Porém Ele responde.
Infelizmente o coração de Ló está preso a todas as coisas que agora deve deixar para traz; ele hesita em partir. Os anjos se vêem obrigados a tirar Ló, sua mulher e suas filhas à força da cidade. Queridos redimidos do Senhor, permitam-nos fazer-lhes uma pergunta: se tivéssemos todos de partir hoje para o céu, você partiria com alegria? Ou será que nós, como Ló, sentiríamos tristeza por deixar aqui na terra tantas coisas às quais o nosso coração está preso?
Sodoma e Gomorra são reduzidas a cinzas. Que solene advertência daquilo que espera o ímpio! (2 Pedro 2:6; Judas 7). Quanto à mulher de Ló, ela permanece como um monumento a Palavra de Deus, advertindo-nos do preço a

33

0 Comments:

Post a Comment

<< Home