Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

pagar caso nos associemos a este mundo condenado. Quanto ao aspecto exterior, esta mulher tinha por longo tempo compartilhado da vida do povo de Deus. Mas não fazia parte dele. O mundo estava em seu coração e ela pereceu com ele. Consideremos, pois a mulher de Ló! (Lucas 17: 32).

COMENTÁRIOS

19: 16 Digna de nota é a asseveração de que Ló w família foram salvos por efeito exclusivo da misericórdia do Senhor. A salvação eterna tem sua base no mesmo princípio (Ef 2:8-9). Ló reconhece ter encontrado graça diante do Senhor (19).
19: 22 A significação da palavra Zoar é “pequeno”.
19: 24 Alguns admitem, em face de estudos feitos em áreas circunjacentes ao Mar Morto, que teria ocorrido uma erupção vulcânica, a qual lançara enxofre, sais minerais e gazes incandescentes, erupção essa acompanhada por terremoto, de modo a destruir completamente aquela corrupta cidade de Sodoma Gomorra. Em alguns milagres, Deus usa de meios naturais para mostrar seu controle sobre toda a natureza, a todo instante.
19: 26 A situação da mulher de Ló indica a dureza de coração, conseqüente da incredulidade (17). A frase “olhou para trás” em hebraico significa literalmente “demorou-se”, denotando serem os desejos relativos à luxúria perdida bem mais forte do que o interesse que a salvação gratuitamente oferecida pelo Senhor lhe podia despertar. A mulher de Ló é tomada pelo Senhor Jesus como exemplo para advertir-nos quanto à época da sua volta (ver Lucas 17: 28-33).
* N. Hom. 19.28 Lições de extrema gravidade podemos derivar de Sodoma: 1) Observe-se o extremo a que a depravação humana chega – Sodoma revela-nos o que significa, na prática, Rm 1.18-31; 2) Tenha-se em mente a certeza do juízo divino (Rm 2:4-6); leve-se na devida conta a maravilha da misericórdia pela qual Deus exercia sua graça, sendo longânimo, esperando, insistindo, exortando, ameaçando e adiando a destruição determinada, de modo que Ló pudesse chegar a salvar-se .
19: 29 É importante observar que a salvação de Ló foi devida à intercessão de Abraão. O capítulo 14 nos fala de Abraão recuperando-o por meio de espada: o capítulo 18, mediante a intercessão.
__________________________________________________________________

Texto áurio: Deus, porem, veio a Abimeleque em sonhos...Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu... E, orando Abraão, sarou Deus a Abimeleque (Gênesis 20: 3,7 e 17).

Leia Gênesis 20:1-18.

Abraão agora nega sua mulher pela segunda vez e merece a censura do mundo (veja capítulo 16). Por vezes é necessário que Deus repita Suas lições, até que o
34

0 Comments:

Post a Comment

<< Home