Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

COMENTÁRIOS

21: 22 Abimeleque, aqui, pode ser ou não o mesmo rei referido no capítulo 20. Não se tratava de um nome pessoal, e sim, de um título como os de Faraó, rei, ou presidente. Deus é contigo. Empolgante característica dos Patriarcas (Isaque, 26:2; 28; Jacó, 30: 27; José 39:3).
NCB – O ACORDO COM ABIMELEQUE, EM BERSEBA (21: 22-34). Alguma espécie de dificuldade deveria estar fermentando entre os servos de Abraão e os de Abimeleque. Na costumeira maneira indireta do antigo oriente, Abimeleque se aproximou de Abraão para certificar-se da continuação da amizade. Abraão interpretou corretamente o motivo de Abimeleque e foi diretamente à questão, levantando a questão do povo “que os servos de Abimeleque haviam tomado por força” (25). É bom ver comentário na pagina 103 do NCB.
21: 30 A oferta de sete cordeiros, feita por Abraão, é descritiva de uma da maneiras pelas quais se estabeleciam alianças. O nome Berseba (“fonte dos sete”) indica que o poço era reconhecido com pertencente a Abraão mediante ajuste solenemente celebrado ( ver Gn 26:32).
21: 33 Antes de centralização do culto no Tabernáculo ou no templo, era costume plantarem-se árvores como memorial relacionado com certos acontecimentos religiosos. Abraão assim procedeu em Berseba e prestou culto ao Deus da Eternidade (heb El Olam) que é de eternidade a eternidade, nome particularmente apropriado quando em conexão com o estabelecimento de uma aliança. Cada nome especial de Deus, em Gênesis, revela um novo aspecto da sua auto-revelação (cf 14.8; 16.13; 17.1; 33.20; 35.7 e as notas respectivas).Encontradas na Bíblia Shedd.
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Texto áurio: Nossa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas (Hebreus 10:10).

Ler Gênesis 22: 1-12.

Sabemos que esta história é uma figura da cruz. Quem é o Filho unigênito, que o Pai ama, senão o Senhor Jesus? Ele teve de ser oferecido como holocausto. Nos eternos conselhos de Deus, o lugar já tinha sido visto de longe. É o monte Moriá, onde Davi anos depois oferecia o sacrifício de expiação e onde o templo havia de ser construído (2 Crônicas 3:1). Este lugar dos sacrifícios é também, ao mesmo tempo, o lugar de adoração (v.5). Quantos motivos encontramos ali para adorar tanto ao Pai como o Filho, que caminhavam ambos juntos, em plena sintonia de pensamentos, para realizar a obra da salvação! A obediência do Senhor no Getsêmani: “Não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”( Marcos 13:36). Porém, em contraste com Isaque, que se submeteu simplesmente à vontade de seu pai, o Filho Se ofereceu espontaneamente ao Pai: “Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hebreus 10:9).

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