Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Da Promessa, as bênçãos da aliança, num escopo mais amplo que as bênçãos messiânicas, lhes são franqueadas, do mesmo modo que aos descendentes de Israel.

Texto áurio: Abraão e Sare eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesmo: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho (Gênesis 18:11-14).

Leia Gênesis 18:1-15.


Deus honra a Abraão chamando-lhe Seu amigo (2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8; Tiago 2:23). E por ser Seu amigo, Deus o visita e lhe comunica Suas intenções com respeito ao próprio Abraão (vv9-115) e para com o mundo (vv 20-21; veja João 15-15). O patriarca replica com confiança a desembaraço porem em profundo respeito. O estado de seu coração é revelado pelo modo ávido e jubiloso com que recebeu seus hóspedes celestiais; ele conhece seu Deus e experimentou que o Senhor é bondoso (1Peddro 2:3). O novo Testamento menciona várias pessoas que tiveram o privilégio de receber o Senhor Jesus em suas casas: Levi, Marta e Zaqueu (Lucas 5:29; 10:38; 19:5). E isso nos ensina sob quais condições podemos desfrutar da mesma intimidade. Obediência a Palavra do Senhor é a chave para o que o nosso coração seja aberto a Ele (João 14:23). Abraão não é apenas um exemplo de comunhão com Deus, mas também do exercício da Hospitalidade. O cristão é chamado a prática-la sem murmuração (1Pedro 4:9; Romanos 12: 13; Hebreus 13:2). Que boas novas trazem os visitantrs para Abraão e Sara: o anuncio da chegada de seu filho esperado herdeiro! Mas Sara duvida e ri. Para nós esta é a oportunidade de ouvirmos uma magnífica certificação: “Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?” (v. 14).

COMENTÁRIOS

18. 1 Não acalantaremos dúvidas quanto ao fato de que o SENHOR (Jeová) tenha aparecido a Abraão nos carvalhais de More, revestindo forma humana, isto é, como uma teofonia.
18. 3 A hospitalidade praticada por Abraão tornou-se básica para a injunção que encontramos no NT, “pois alguns, praticando-a, sem o saber, hospedaram anjos” (Hb 13:2; Jz 13:15-20).
18. 4 Uma vez que as sandálias de couro eram os únicos calçados usados, então, tornara-se uma exigência de boas maneiras, que algum servo da casa corresse a lavar os pés ao hóspede ou oferecesse água para que este o fizesse. Era ainda esta a maneira de proceder nos dias de Cristo (cf Lc 7:36-48 e Jo 13: 2-10). * N. Hom. Encontramos neste capítulo algumas das razoes por que Abraão veio a ser chamado amigo de Deus (cf 2 Cr 20:7; Is 41:8; Tg 2:23).

30

0 Comments:

Post a Comment

<< Home