Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

24.21 O servo era homem de fé em Deus, leal a seu dono e dotado de suficiente paciência para obter a conclusão de que Rebeca seria, com efeito, a eleita de Deus para tornar-se esposa de Isaque e mãe da semente prometida.
24.22 O peso do siclo, nas época, era de doze gramas. O pendente era um anel que se pendurava no nariz (47). Tais dádivas deveriam se reconhecidas pela jovem como presente de noivado.
* N. Hom. 24.27 “Estando no caminho, o Senhor me guiou”: 1) Estar no caminho ordenado pelo Senhor, o caminho do dever e da boa consciência, é coisa para obter a orientação divina. Ele nos conduz passo a passo; 2) Podemos estar certos de sua orientação, tão-somente quando tivermos correspondido aos princípios de sua palavra e, mediante a fé no valor da oração (12-14), procuramos vislumbrar-lhe a mão entre as circunstancias da existência cotidiana; 3) É-nos dado aceitar a orientação de Deus com ações de graças (26) e com plena segurança mesmo que o diabo se esforce por dissuadir-nos desta confiança posteriormente. O sevo de Abraão não relutou em futuro distante, não é cedo demais para inculcarem firmemente o ensino da Palavra de Deus sobre esse assunto:”Não vos ponhais um jugo desigual com os incrédulos; porquanto...que união, do crente com o incrédulo?” (2 Corintios 6: 14-15). Um filho (ou filha) de Deus só pode contrair matrimônio dentro da família da fé, a saber, com outro filho (ou filha) de Deus. Os que não atentaram para esta clara prescrição tiveram depois que confessar com muita tristeza: uma união com descrente não é apenas uma explicita desobediência à Palavra de Deus, mas também uma fonte de problemas e desgosto por toda a vida.
Que testemunho maravilhoso o servo de Abraão dá de seu senhor, ao qual se orgulha de pertencer (vv.34-36)! Ele é grande, é rico, tem um filho, o herdeiro de tudo o que é seu. É assim que o Espírito Santo, quando recebido nom coração, torna o Paio e o Filho conhecido, e é assim que nós, como redimidos do Senhor, devemos saber falar acerca dEles.


44

0 Comments:

Post a Comment

<< Home