Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Que momento especial será este para Sua santa Igreja, quando o Senhor a introduzir nos lugares celestiais! Que momento será este para Ele também! Rebeca veio ser a mulher de Isaque e ele a amou daquele momento em diante. Mas Cristo já ama a Sua Igreja. E o Seu coração, muito mais que o nosso, está esperando por esse momento, para que obtenha eterna satisfação.

COMENTÁRIOS

24.50 Labão e Betuel reconheceram a mão do Senhor Jeová, que tinha chamado a Abraão, seu parente, com quem estabelecera uma aliança, na orientação providencial ministrada àquele servo de Abraão. Este reconhecimento do Senhor como Deus vivo a razão primordial por que Abraão se fizera tão insistente em que Isaque não se casasse com uma mulher idólatra de entre os cananeus.
24.52 Os presentes oferecidos à mãe e ao irmão (parece que Betuel já era muito velho ou estava enfermo; portanto, Labão estava no seu lugar como responsável por Rebeca, o que estava compreendido em seus direitos de primogênito que era), eram conhecidos como o Mohar, isto é, espécie de compensação à família pela perda da moça.
NCB – 24.54 Lançou-se do camelo. Tratava-se de um sinal costumeiro de respeito e era observado mesmo quando se estava a alguma distância de uma pessoa de nobreza.
24.58 Irei. Eis a resposta sucinta de Rebeca, em face da pergunta a respeito de seu desejo de acompanhar ou não o servo de Abraão. Aquela sua disposição decidida de ânimo demonstra-se mais uma vez, mais tarde, quando já era mãe de Jacó e de Esaú.
24.62 A fonte chamada de Beer-Laai-Roi é a mesma que fora indicada por Deus a Agar para salvar a vida de Ismael (cf Gn 16.14). Isaque ali viveria após a morte de Abraão (25. 11).
24.63 A palavra traduzida como “meditar” também pode ser traduzida como “orar” (foi como Lutero traduziu).
NCB – 24. 65 Tomou ela o véu. De conformidade dom os costumes orientais, o noiva não podia ser vista sem o véu pelo noivo, enquanto os rituais do matrimônio não estivessem terminados. A missão de Eliezer tem sido considerada como um notável quadro do trabalho do Espírito Santo, em Sua busca de uma noiva para Cristo.
24.67 Era costume, então, que o noivo levasse a noiva para a tenda, afim de que ali se consumasse o casamento. Sara já havia morrido. * N. Hom. Este capítulo é um dos relatos mais belos que deparamos a respeito de como Deus providencia o encontro, em qualquer parte, da esposa. Além disto, outros elementos contidos no relato servem para ilustras verdades espirituais: 1) O propósito do pai – procurar uma noiva para seu filho (cf Mt 22.2); 2) A posição do filho - pensamento único do pai no qual todos os seus propósitos se cumprem (cf Ef 1.20-22);


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