Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

3) A preocupação pela noiva – objeto de pensamento antes que ela o conhecesse (Cf Ef 1.4); A missão do servo: a anunciação do propósito do pai, prestar esclarecimentos a respeito do filho e persuadir a noiva, em perspectiva, a que viesse (Jo 16.14-15); 5) O poder da mensagem. Evidente na aceitação da proposta por parte de Rebeca (cf Jo 12.32 e Rm 1.16).


Texto áureo: Abraão deu tudo o que possuía a Isaque...Foram os dias de Abraão cento e setenta e cinco anos. Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo (Gênesis 25:5,7-8).

Leia Gênesis 25: 1-18.

A final da vida de Abraão compreende um amplo quadro profético:
Capítulo 21: o nascimento do Filho;
Capítulo 22: a cruz e a ressurreição do verdadeiro Isaque;
Capítulo 23: Israel é colocado de lado (a morte de Sara);
Capítulo 24: o chamado da Igreja e sua união com Cristo na glória;
Finalmente, o capítulo 25: a introdução do reino milenar, quando as nações da terra, representadas pelos filhos de Quetura, serão abençoadas em sua associação com Isaque. Abraão deu a Isaque tudo o que possuía. Isaque representa Cristo como o Herdeiro de todas as coisas. “Proclamarei o decreto dom Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho... Pede-me, e Eu te darei as nações por herança” ( Salmo 2: 7-8). Pela fé, Abraão conduziu os seus pensamentos para além de Isaque, Àquele mediante quem as promessas seriam cumpridas. “Abraão, vosso pai, alegrou-se, “Viu-o e regozijou-se” (João 8;56) . Ele morreu na fé, “sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as” (Hebreus 11:13). Por essa razão, Abraão é um dos homens de quem Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus. Ele próprio Se chama o “Deus de Abraão”. Ele também poderia ser chamado de seu Deus?

COMENTÁRIOS

25.1 Embora seja admitido, geralmente, que o casamento referido no texto se tenha verificado após a morte de Sara, isto não é provável. A palavra “concubina” (v 6 e 1 Cr 1.32) bem poderia indicar que Quetura fora contemporânea; entretanto. Quanto a isto, nada dizer ao certo.
25.10 Ver nota sobre capítulo 23: 4.
25.11 A benção sobre Isaque é seqüência daquela recebida por Abraão (12.1-3 e 17.19). Como no caso de Abraão, Isaque teve sua fé provada no fato de esperar vinte anos por um filho (v. 26).
25.18 Havilá fica, provavelmente, perto do “Sinai”, ao noroeste da Arábia. Sur era um povoado fortificado, mantido pelo Egito com a finalidade de antepor uma barreira contra os nômades orientais.Toda a área fica, portanto, compreendida pela
47

0 Comments:

Post a Comment

<< Home