Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Arábia setentrional.
NCB – A família de Abraão (25:1-18). 1) OUTROS DESCENTENTES DE Abraão (25:1-4). Quetura (1). O melhor ponto de vista sobre esse casamento é o que o considera como o tendo todo lugar depois do falecimento de Sara. O fato de Abraão, cujo organismo podia ser considerado como “morto” quanto a idade ele tinha 100 anos de idade (17:17; Rom. 4:19), agora seis filhos de Quetura, deve ser explicado como devido à nova força genertiva que lhe foi dada com o dom de Isaque. Mídiã (2). Observe-se a origem dos midianitas, de Abraão (cf. 37:28; Êx. 2:15);
2. MORTE E SEPULTAMENTO DE ABRAÃO (25: 5-11). A Isaque (5). Esta é mais uma indicação que a linha de Isaque deveria ser considerada como a verdadeira família de Abraão. A doação de “presentes” (6) aos filhos das concubinas foi acompanhada por uma significativa despedida, que os mandou embora. Cento e setenta e cinco anos (7). Observe-se a tríplice maneira (8) de referir-se à plenitude de vida que o patriarca atingiu.Estas porém são as gerações (12). Se esse toledoth for um título, então provavelmente deve ser aceito juntamente com o do versículo 19, sendo qeu esses dois marcam juntamente o fim de uma série de tabletes ou registros conservado a respeito de seu pai, por Ismael e Isaque, respectivamente.
A significação dessas ocorrências de toledoth, entretanto, ainda é uma questão aberta.
3. OS FILHOS DE ISMAEL (25: 12-18). Nota-se como o livro dispõe primeiramente da linha colateral de Ismael.


Texto áureo: Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura (Gênesis 25:34).

Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura (Hebreus 12:16).

Leia Gênesis 25: 19-34.

A fé de Isaque e Rebeca é posta a prova do mesmo modo que a de Abraão e Sara: no fato de não ter filhos. Isto deu oportunidade para Isaque orar com instância, e o Senhor ouviu suas orações ( v. 21; veja também 1 Crônicas 5:20). Nascem dois meninos gêmeos, tão diferente nas suas feições quanto na condição de seu coração. A cena que se desenrola entre os dois irmãos revela esta condição. Jacó, a despeito do modo horrível em que lida com a questão, demonstra que aprecia o lugar de honra na família, a participação na herança que a acompanha, e especialmente as promessas divinas feitas a Abraão e à sua descendência. Nada disto tinha valor para Esaú. Ele fecha seu negócio, como, bebe, levanta-se e sai, inconsciente da incalculável perda que sofre.
48

0 Comments:

Post a Comment

<< Home