Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Fez o senhor deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e
os vestiu (Gênesis 3:21)
Leia Gênesis 3:14-24
Deus reconhece que á a responsabilidade de cada culpado e profere Sua tripla sentença. À serpente profetiza que “o descendente” da mulher (Cristo) esmagará sua cabeça; noutras palavras, seu poder será destruído. Assim que o pecado entrou no mundo, Deus deu a conhecer o remédio que Ele já tinha em mente. A mulher terá de encarar o parto com sofrimentos. E a sina do homem será trabalhar muito até que se lhe consuma a inevitável sentença: “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 5:12; 6:23). A fé no Redentor que lhe fora prometido permite a Adão escapar desta sentença de morte dando à sua mulher o nome de Eva, que significa vida. Deus, por sua vez, responde a esta fé traçando as cobertas do homem por vestimentas de peles, e isto nos ensina uma verdade fundamental: a única justiça com a qual o homem pode cobrir-se é aquela com a qual o próprio Deus o vestiu. Mas, do mesmo modo que esta vestimenta era de peles de uma vítima, assim a justiça com a qual Deus cobre o pecador é a justiça do Cristo, o Cordeiro imolado.
Quão confortante é saber que Deus não expulsa o homem do jardim sem antes lhe revelar (mediante esta figura) os Seus pensamentos de graça e salvação!

COMENTÁRIOS
3.15 Aqui está o que se denomina de Proto-evangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe-se que o termo “descendente” encontra-se no singular, portanto, uma referência clara feita a certa pessoa(Cristo) descendente de Eva, e não a toda a raça humana (cf Gl 3.16).
3.20 Eva quer dizer vida. A linguagem primitiva não era a hebraica mas, à medida que os pensamentos se transmitem de uma para outra língua, os nomes vão se ajustando para manterem a significação original.
3.21 A tentativa feita pelo homem de cobrir-se com folhas (7), era tão inadequada como desejo de desculpar-se pelo pecado.
A provisão de Deus, fazendo-lhes vestimentas de peles, ´pe o primeiro vestígio da exigência divina de uma vítima sacrificial que ofereça uma cobertura (propiciação: heb cophar) capaz de promover a reconciliação.
3.22 Foi devido à misericórdia de Deus que não se permitiu ao homem comer da “árvore da vida”, de modo a perpetuar a sua condição pecaminosa.
3.23 A separação é o resultado inevitável do pecado (cf Is 59.2). O pecado e o paraíso (significando o lugar onde Deus pode ser encontrado para com Ele manter-se comunhão) são realidades incompatíveis.
3.24 Querubins, uma categoria de anjos, têm a tarefa de zelar pela santidade de Deus. Por isso Deus mandou que, no Santo dos Santos, Moisés colocasse dois querubins de ouro, simbolizando o local da presença sagrada e gloriosa de Deus no tabernáculo (Ex 37.7-10).

6

0 Comments:

Post a Comment

<< Home