Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: O arco estará nas nuvens... Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra (Gênesis 9: 16-17).
Por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança (Hb 7 :22).

Ler Gênesis 9:1-19

A Terra foi purificada por completo das conseqüências do pecado. Mas raiz do mal ainda está neste coração humano, que nem todas as águas do dilúvio poderiam purificar.
Deus abençoa o patriarca e sua família e confia-lhes o governo das terra. Como responderão os descendentes de Noé a esta benevolência divina? Do mesmo jeito que Caim no capítulo 4: derramando sangue! Deus então anuncia que a violência reaparecerá. Sim, o sangue do próprio filho de Deus será derramado e somente este sangue será capaz de purificar o coração do homem.
A terra está entregue ao homem que desde então a tem governado rudemente. Sob seu fardo “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Romanos 8:22).
Como sinal de Sua aliança, Deus põe nas nuvens o arco-íris. A sua aparição é ainda hoje, quando de uma repentina chuva, o sinal da graça de Deus e a recordação da a promessa do versículo 15.
O mesmo ocorre com o cristão, no sentido espiritual. Em meio a todas as tempestades da vida aqui na terra, ele tem o privilégio de, pela fé eleva os seus olhos para o Deus eterno, sim, para um Deus que é fiel às Suas promessas. A presença de Cristo `destra de Deus (Hebreus 9:12’; 10:12) fala uma linguagem mais forte que o arco-íris: para o f ilho de Deus, ela é uma constante lembrança de um juízo ainda mais terrível que o dilúvio, e do qual ele escapou para sempre.

COMENTÁRIOS

9.1 Começa neste ponto a aliança feita com Noé, incluindo os princípios necessários à continuação da vida sobre a terra: 1)Provisão concernente ao domínio da natureza (2); 2) Provisão dos meios que se sustente a vida sobre a terra 93); 3) Provisão implícita de um sistema de governo humano (6).
9.4 Esta publicação é mencionada na carta redigida para as igrejas novas, por ocasião do Concílio de Jerusalém (At. 15.20.28).
9.7 Povoai a terra é a repetição do mesmo mandamento dado a Adão. O homem tem de aprender através do repovoamento da terra que, embora o dilúvio tenha destruído os homens maus, não lhe é dado reconquistar a perfeição da impecabilidade. Descendentes de um homem decaído, ainda que se trate de um justo como Noé o era (9.21), são portadores dom pecado original. Isto mostra que Noé não era perfeito, embora tivesse andado com Deus. Deste modo, a Bíblia não somente revela ser digna de toda confiança quando ressalta os merecimentos dos heróis, mais também quando relata a pecabilidade deles, persuadindo-nos, portanto, de que Cristo, o único verdadeiramente justo, permanece como fonte exclusiva de salvação para o homem (Hb 4:15,16).
9.11 Note-se que Deus prometeu não destruir mais, por outro dilúvio, toda a terra habitada

16

0 Comments:

Post a Comment

<< Home