Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto áurio: Como escaparemos nós , se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciado inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram (Hebreus 2.3).

Leia Gênesis 8: 6:22
Sem nenhum meio de propulsão e sem um leme de direção, a arca, guiada pela mão segura de Deus, ancora sobre as montanhas de Ararate. Poderíamos pensar que o momento para sair havia chegado. Mas Noé espera, e se passam muitos dias. Noé entrou na arca atendendo à ordem de Deus e somente quer sair dela mediante Sua ordem. A pomba que não achou lugar onde pousar e retornou para a arca é uma figura do Espírito de Deus, que não tem nenhum lugar em um mundo condenado. Mas, quando o Senhor Jesus veio, o Espírito finalmente pôde descer na formas de uma pomba pura sobre aquele bendito Homem (Mateus 3:16). E o mesmo se aplica hoje a cada crente que possui o Espírito Santo: ele não encontra neste mundo alimento espiritual ou qualquer coisa que satisfaça seu coração. Com o homem natural ocorre justamente o contrário: ele está à vontade aqui, justamente o que vemos na figura do corvo, uma ave imunda segundo Levitico 11: 15, que se alimenta de carne deteriorada.
Finalmente Noé sai da arca mediante ordem do Senhor. O que faz primeiro? Oferece um holocausto. Deus tem a prerrogativa sobre esta terra purificada de sua impureza, e um cheiro agradável sobe até Ele.;
Não temos também nós sido alvos de freqüentes livramentos, grandes ou pequenos, em nos vida? Nunca esqueçamos de agradecer! – e antes de tudo por “tão grande salvação”
COMENTÁRIOS

8.7 O corvo prefere estar só; a pomba, dotada de natureza mais gregária, prefere a proteção e a companhia. *N. Hom. Nosso Senhor ensina, em Mt 24.37-42, que a história há de repetir-se com um reaparecimento dos “dias de Noé”, antes da vinda do filho do Homem. De que maneira? 1) Dias de pecado: a) abandono dos caminhos de Deus; b) pregação da palavra de Deus (Mt 24.14; Mc 13.10); c) desinteresse quanto à vontade de Deus e desprezo para com sua mensagem; d) rejeição ao meio de escape oferecido por Deus, a menos que o pecador creia na palavra de Deus e busque refúgio na arca (cf 1 Pe 3.20-22). Será inútil a pretensão do esforço próprio, tentando galgar as mais elevadas montanhas; 2) Dias de Graça e de Salvação: a) a graça de Deus esta operando em meio a todos os males, era possível ao homem seguir nos caminhos do Senhor; b) o amor de Deus estava provendo o meio para o escape; c) o poder de Deus mantinha-se na posição de soberania sobre sua criação.
8.20 Levantou Noé um altar. O gozo tão profundo na libertação, depois de passar tanto tempo na arca (371 dias), deve ter sido igual ao prazer descrito por Malaquias 4: 2. No entanto, o primeiro pensamento de Noé é de agradecer a Deus sua preservação.
8.21 Não tomarei a amaldiçoar. Não devemos entender que esta promessa é decorrente da continuidade dos maus desígnios no intimo do homem, mas porque Deus aspirou o suave cheiro do holocausto. A resolução divina de não renovar o julgamento se baseia no sacrifício aceito (cf !Sm 26.19; Cl 1.20; Ef 5.2), não na incorrigibilidade do homem que causara o dilúvio (6.13).
15

0 Comments:

Post a Comment

<< Home