Friday, September 29, 2006

E ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS

Texto aurio: Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles (Gênesis 2:19).

Leia Gênesis 2:15-25.

Deus colocou o homem no centro de Sua bela criação para administrá-la como um gerente. Ele só lhe deu uma proibição: comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Dessa forma Ele pôs sua obediência à prova, o que, aliás, condiz com sua posição de criatura responsável. O homem não está como o animal, sujeito aos impulsos irracionais. Ele foi criado homem livre, mas como tal tem a obrigação de obEdecer ao Criador. Então vemos o primeiro ato administrativo de Adão dar nomes a todos os seres os seres vivos. Estes foram nomeados para servir ao homem, contudo, embora alguns tenham um grau de inteligência maior que outros, nenhum deles corresponde às faculdades mais superiores de Adão, aos anseios mais íntimos de seus afetos. A solidão não é algo bom para o homem. Ele precisa de alguém com quem compartilhar seus pensamentos, desfrutar os dons de Deus e exaltar o Autor dessas dádivas. O amor de Deus compreende esta necessidade e mostra-se sensível a ela, dando ao homem uma companheira, uma ajuda inteligente, dotada dos mesmos anseios.
Aqui temos, de igual forma, o mistério da Igreja, a noiva de Cristo. Ele entrou, em modo similar, no sono da morte para agora recebê-la das mãos de Deus para alimentá-la e cuidá-la (Efésios 5:29). “Grande é este mistério”, exclama o apostolo: “somos membros do seu corpo”

COMENTÁRIO

2.19 As palavras “homem” e “Adão” têm o mesmo sentido em hebraico.

2.20-25 “Adão e Cristo”, Ef.5.22-23 ensina que a Igreja (incluindo todos os crentes) está para Cristo assim como Eva estava para Adão: 1) Cristo, em certo sentido, necessita e busca nossa companhia como “ajudador”, ou algo o que completa; 2) somos espiritualmente segregados de Cristo a fim de novamente com Ele nos identificarmos em um corpo; 3) ninguém poderá tornar-se como “carne da mesma carne” com Cristo, se não se dispuser a abandonar a velha habitação que é o mundo (cf 1 Jo 2.150).

2.25 o capítulo 2 revela o propósito de Deus para com a humanidade e,conseqüentemente, para com cada indivíduo: 1) Afinidade do homem com Deus (v 7); 2) Culto que o homem tributa a Deus (v 3); 3) comunhão do homem com Deus (v l6); 4) Cooperação do homem com Deus (v 18); 5) Lealdade do homem para com Deus (v 19); 6) Vida social do homem como algo proveniente de Deus, e que visa a Deus (v 24).
4

0 Comments:

Post a Comment

<< Home